-
Arquitetos: ruanxiaozhou design studio
- Área: 2457 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Xiaozhou Ruan, Wenlong Yang
-
Fabricantes: Kunming Comma Technique Co., Ltd, Kunming XiaotongrenCrafts Co., Ltd, Shanghai Zhencang Decoration Co., Ltd
Contexto. O projeto localiza-se próximo ao rio Fuxian, província de Yunnan, China. A fim de proteger a qualidade da água do Lago Fuxian, o governo local transferiu gradualmente as áreas residenciais à beira do lago. A realocação levou à demolição das casas antigas, o que também oportunizou a reciclagem de materiais como tijolo e azulejo para este projeto. O texto a seguir foca nas estratégias de renovação dos volumes de alvenaria de três pavimentos e os recém-construídos: Floating House, ClayScreen, Bamboo Pavilion, Rain Pavilion, Tile Pavilions, Slope Pavilion e as paredes originais com ligeira reforma. Todos eles apresentam estratégias de renovação. Os oito estilos enfatizam o pensamento e a análise sobre as estratégias de renovação da arquitetura rural.
Brick House, para Viver na Poesia. A edificação de tijolos contém funcionalmente o restaurante, salão multiuso e quartos de hóspedes do B&B. Integrando a função do volume de alvenaria e as características de exibição ao longo da rua, removemos uma pequena quantidade de paredes de tijolos vermelhos e porcelanatos para manter as vigas e colunas originais da estrutura. A parede externa é feita de tijolos azuis locais com tijolos de vidro tecidos na parede. A trama responde à estrutura tradicional local das cestas de bambu. Os blocos de vidro permitem a entrada de luz e as janelas personalizadas combinam iluminação com ventilação natural assim como os tubos de ventilação embutidos dialogam com a coleta de água da chuva. Inspirados nos métodos de construção dos artesãos locais, fizemos uma "parede de tijolos e concreto" que é um muro de concreto moldado com tijolos azuis locais expressando a sua textura e cor. Um arco de tijolos de vidro transparente foi feito com base nas características construtivas de olarias locais e com auxílio de estrutura customizada. Os porcelanatos brancos retirados foram reaproveitados como material de piso. Durante a estação chuvosa, o musgo cresce nos tijolos azuis das paredes externas. Esta é uma edificação moderna derivada de técnicas tradicionais de artesanato, como uma gruta construída à mão.
Floating Houses, para Viver no Futuro. As casas flutuantes servem para explorar a ideia das residências flutuantes na orla no futuro. A Casa Flutuante é a combinação de uma residência e um navio, sendo a parte inferior erguida sobre uma base de pedra e a parte superior combinada com a base da cobertura saliente de um navio de cruzeiro. A estrutura de aço da porta curva responde à forma estrutural do telhado do navio, com uma cobertura suspensa que cria um pátio privado semelhante. A estreita fenda horizontal, que pode ser aberta ou fechada, proporciona a experiência do barco, e o piso interior foi deliberadamente inclinado para responder à natureza dinâmica do barco quando as pessoas entram.
Clay Screen, para Viver em Resposta. As edificações residenciais rurais ao redor do local são construídas de maneira casual e com grandes pés-direitos. A estratégia de projeto foi criar níveis internos rompendo o espaço com uma parede feita com tela de barro e construindo uma zona de amortecimento com bambu, a fim de afastar o entorno desagradável.
Rain Pavilion, para Viver em Comunidade. Criamos um espaço de estar como um beiral de uma casa tradicional, proporcionando um lugar compartilhado para duas famílias com duas paredes de telha simétricas e beirais de chapa de aço. Em dias de chuva, a água da chuva escorre dos dois lados das chapas de aço e transborda no local. O pavilhão retorna à natureza e por isso é chamado de Pavilhão da Chuva.
Bamboo Pavilion, para Viver na Natureza. Primeiro, o piso de concreto foi escavado e os resíduos foram usados para criar uma parede em um local específico, semelhante a um pátio. Em segundo lugar, dois telhados de chapa de aço foram adicionados dentro dessa parede de resíduos para proporcionar um espaço de descanso. Finalmente, uma floresta de bambu foi plantada uniformemente em todo o espaço ao redor da parede e do telhado. Não existe um caminho específico, as pessoas podem entrar no volume livremente.
Tile Pavilion, para Viver no Campo Moderno. Este volume foi construído para fornecer uma varanda sombreada para o estacionamento. Uma equipe profissional foi essencial devido à dificuldade de construção do sistema steel frame com componentes extremamente finos e leves. No entanto, os trabalhadores locais também foram necessários porque a amarração das telhas foi feita inteiramente à mão e eles precisavam estar no local para discutir o método mais eficiente de construção. Isso leva a um método combinado de tecnologia avançada e elaboração local de diferentes processos, que se adapta efetivamente à natureza contemporânea do processo de construção em ambientes rurais.
Slope Pavilion, para Viver na Montanha. Este volume caracteriza-se por uma rampa acessível com base na inclinação. A encosta foi escavada e preenchida com terra e a rampa foi construída ao lado de árvores para formar uma plataforma alta na lateral. O volume foi construído com vedação devido à demanda de uso interno em uma fase posterior. O tipo de construção pode ser resumido em vários grupos de palavras correspondentes: cavar e preencher, revelar e esconder, espalhar e recolher, artificial e natural.
Paredes Originais, para Viver no Passado. Operamos micro-reformas nas paredes internas e externas deste volume. As paredes internas foram despojadas de materiais de decoração envelhecidos, preenchidas com mastique branco para aumentar a resistência estrutural e polidas para refletir a textura dos azulejos antigos. A parede original dentro da sala é dialética no tempo. As paredes externas tiveram seus antigos porcelanatos quebrados removidos e foram reparadas com pasta de cimento comum para aumentar a vedação.
Conclusão. Estes oito estilos de construção rural são a apresentação resumida de um projeto em um período de construção de quatro anos. Ainda temos limitações nos métodos, mas todos eles foram baseados na compreensão da construção como uma condição necessária para o pensamento e a análise arquitetônica. Como disse Joseph Rykwert, estamos sempre olhando para os protótipos originais para re-entender a essência da arquitetura. E, na minha opinião, o ponto de partida original da tecnologia na arquitetura deve ser encontrado na arquitetura rural.